quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Dengue-prevenção,causa,sobren o mosquito,sintomas,...


Muito se tem ouvido falar sobre a epidemia de dengue que vem atingindo a região Sudeste nos últimos meses. Jornais e revistas constantemente anunciam novos casos e mortes provocadas pela doença. Cidades como Barretos, Ribeirão Preto e Guaíra já possuem um número alarmante de casos e a cidade de São Paulo também já foi atingida por casos autóctones (pessoas que contraíram a doença no próprio local onde adoeceram). Em vista deste surto, vamos fazer alguns esclarecimentos sobre a dengue.



O que é a dengue?

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, contaminado após ter picado uma pessoa doente. Há basicamente dois tipos de dengue: a clássica e a hemorrágica. Geralmente, quando contaminado pela primeira vez, o indivíduo contrai a dengue clássica. Em uma segunda contaminação, existe um risco maior de contrair a dengue hemorrágica, que é muito mais grave e pode levar à morte.



Quais são os sintomas da dengue e quando aparecem?

Os sintomas aparecem de 3 a 15 dias após a contaminação. Na dengue clássica, os principais sintomas são: febre elevada, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e dor de cabeça intensa. Pode ainda haver, sangramento gengival e nasal, manchas vermelhas pelo corpo e falta de apetite.

Na dengue hemorrágica, os sintomas são os mesmos; no entanto, quando a febre acaba, começam a surgir sangramentos, a pressão cai, os lábios ficam roxos, a pessoa sente fortes dores no abdome e fica ora agitada, ora sonolenta – sinais de que a pessoa está entrando em choque. É este choque que leva a pessoa à morte na dengue hemorrágica.



Como tratar a dengue?

Se a pessoa mora em uma região epidêmica ou se soube que pessoas na vizinhança contraíram a dengue, ela deve procurar um médico ou um posto de saúde para obtenção de orientação médica. O tratamento deve ser à base de repouso e de reposição de líquidos. Assim, a pessoa contaminada deve tomar muita água, sucos e ingerir frutas e verduras frescas. Para dor e febre, deve tomar um analgésico-antitérmico à base de paracetamol. Medicamentos à base de ácido acetilsalicílico devem ser evitados, pois aumentam os riscos de sangramento.



Como combater a dengue?

Há algumas recomendações para combater a dengue:



Não deixe jogados objetos que acumulem água, como copos plásticos, tampinhas de refrigerante, banheiras velhas e pneus, impedindo assim que o mosquito ponha seus ovos e se desenvolva;

Garrafas vazias devem ficar de cabeça para baixo;

Caixas d’água, tambores e cisternas devem ficar bem fechados sem frestas, para impedir a entrada do mosquito;

Mantenha o lixo tampado e seco;

Mantenha limpas as calhas, lajes e piscinas;

Não deixe a água se acumular em vasos e jarros de flores. Uma boa dica é colocar areia no prato do vaso;

Evite plantas que acumulem água, como gravatás, babosa e espada de São Jorge;

Elimine a água acumulada em plantas como bambus, bananeiras e bromélias;

Troque diariamente a água de bebedouros de animais.

Muito obrigada por acessar o meu site(blog)!
Eu sei que o blog é meu (selena),mas estas informações são da Doutora Angellina,que é nossa doutora que irá fazer todas as postagens!
Se quizer saber + sobre isso adicione a equipe da Angellina no orkut: Doutora Angellina

Nenhum comentário:

Postar um comentário